“O Marketing não é mais que o serviço para o Homem.” José Carlos Damasceno Ferreira
Necessidades e desejos:
Necessidades = necessidades físicas básicas (alimentação, segurança…) com as necessidades sociais (afecto, presença…)
Desejos = são o modo como as pessoas comunicam as suas necessidades, podem controlar e adiar os desejos mas não as necessidades.
Hierarquia das necessidades de Maslow
Esquena Simples de Marketing
Numa situação em que se envolve o desejo e a necessidade, realiza-se uma acção de marketing.
Evolução Histórica do Marketing
Eras do Marketing ->Kotler
1- Era da produção – Início do séc.XX
Foco -> Produto
Meios -> Praticamente nenhum
Fins -> Obter lucro pelo volume de vendas
2 - Era de vendas – Promoção Dec. 40 e 50
Foco – Produto
Meios – vendas agressivos com promoção e publicidade
Fins – Obter o lucro pelo volume de vendas
3 – Era de Marketing – Início dos anos 60
Foco – Atender às necessidades e desejos dos clientes
Meios – Acções de comunicação
Fins – lucro pela satisfação das necessidades e dos desejos dos clientes
Explicação: Produzir tendo por obrigação esgotar a produção, ou seja, vender para poder continuar a produzir.
Evolução do conceito de Marketing
Explicação: Produzir tendo por obrigação esgotar a produção, ou seja, vender para poder continuar a produzir.
Funções do Marketing
vEstudos de mercado
vEscolha dos mercados alvo
vConcepção do serviço/produto
vPolíticas de produto
vPolíticas de preço
vCanal e circuito de distribuição
vElaboração da comunicação
vAcções de venda
vServiço pós-venda
É necessária uma análise das necessidades do mercado para decidir o que produzir e o preço pelo qual se venderia.
Atitude de Marketing
Comportamento que caracterizam a atitude do marketing:
o Evitar a “miopia do Marketing”: ver para além do produto;
o Manter-se próximo do cliente;
o Decisões em factos e não opiniões;
o Manter o espírito crítico, de síntese e de antecipação;
o Vigiar sempre a concorrência;
o Assumir riscos;
o Ser coerente.
Óptica de Vendas
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