Estratégia: Estratégia é escolher os caminhos/opções para atingir os objectivos.
Estratégia empresarial (corporate strategy)
o Definir a missão da empresa
o Definir os objectivos a atingir
o Distribuir os recursos pelas várias actividades da empresa
o Coordenar o portfólio das actividades da empresa
Estratégia competitiva (competitive strategy)
o São as escolhas e formas de actuar no mercado atendendo à concorrência
Estratégia funcional (functional strategy)
o Diz respeito às actividades de gestão: marketing, finanças, contabilidade, produção, investigação e desenvolvimento, recursos humanos.
Marketing Estratégico
o Opções que contribuem para atingir os objectivos da empresa.
Define:
o O Target
o As exigências dos potenciais clientes
o Como enfrentar os concorrentes (estratégia competitiva).
Processo de Formação de uma estratégia de Marketing
3 Fases:
o Análise estratégica;
o Formulação da estratégia;
o Realização da estratégia.
Análise Estratégica (Onde estamos)
o A análise do ambiente externo à organização empresarial/territorial.
o A análise do sector (e.x.: hotelaria).
o A análise da concorrência.
o A análise da procura: expectativas dos potenciais clientes.
Formulação da estratégia (onde queremos estar)
o mercado alvo (qual o segmento ou segmentos);
o Qual a posição a assumir em relação à concorrência;
o A orientação a dar às principais escolhas do marketing mix.
Realização da estratégica ( Como lá chegamos)
Focos de Gestão de marketing
è Foco de produção:
Defende que os clientes favorecem os produtos que estejam disponíveis e sejam baratos e, portanto, a gestão deve centra-se ma eficiência da produção e da distribuição.
è Foco de produto:
Defende que os clientes favorecem os produtos que oferecam a qualidade, rendimento e características máximas e, portanto, a empresa deve dedicar as suas energias a melhorar continuamente o produto.
Método PEST
è Político/legal
è Económico
è Sociocultural
è Tecnológico
Recentemente foi acrescentado um outro ambiente:
è Natural/Ecológico
Objectivo: Identificar as oportunidades e ameaças nestes pontos.
Modelo das 5 Forças de Porter
Desenvolvido por Michael E. Porter, procura avaliar a atractividade de determinado sector.
1- Ameaça de Potenciais entradas: Quanto maior for a probabilidade de entrada de novas empresas num determinado sector, menor é a sua atractividade.
2- Pressão dos Produtos Substitutos: Quanto maior for a pressão dos produtos substitutos menos atractividade. Ex: preço/qualidade.
3- Poder Negocial dos Fornecedores: Quanto maior o poder negocial dos fornecedores, maior é a facilidade para estes imporem os preços de venda, condições de pagamento, afectando negativamente a rentabilidade do sector.
4- Poder Negocial dos Clientes:
5- Rivalidade do sector: Quanto maior for a rivalidade no sector, maior será a probabilidade de verificarem guerras de preços, guerras publicitárias, etc. Com consequências negativas ao nível da atractividade do sector.
Modelo do ciclo de vida de um produto
è Introdução: lançamento do produto;
è Crescimento: conhecimento do produto e o seu consumo;
è Maturidade: conhecimento total do produto;
è Saturação: Menos consumo do produto;
è Declínio: Quando já não se vende o produto, nem desperta interesse.
As estratégias devem ser traduzidas em decisões operativas (marketing operativo), logo em acções e estas devem ser traduzidas em programas.
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